Exercício em tempo frio

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Sim, é verdade. Muitas pessoas têm tendência a acumular uns quilitos durante o inverno. Mas que isso acontece sempre, é um mito. Cabe-te a ti apoderar-te dos teus dias e adaptar a tua rotina aos teus objetivos. Lá porque a chuva chegou, não quer dizer que podes tirar seis meses de férias de uma vida saudável e ativa. O tempo frio não é desculpa para um sedentarismo confortável, por muito magnético que o teu sofá te pareça.

As típicas caminhadas de verão ganham novo equipamento. Deves continuar a caminhar, e aproveitar este período para algum contacto com a natureza, mas com um corta-vento e sapatilhas que te protejam da água: são produtos em que deves investir.

Não te apresses na inscrição para o ginásio só porque te permite praticar exercício em ambiente com ar condicionado. No momento da verdade, nem o ambiente nem a mensalidade são o suficiente para ultrapassar a pior etapa: atravessar a porta para o exterior da tua casa. O ideal é teres companhia: fazer da ida ao ginásio um compromisso até que se torne rotina.

O que te aconselhamos? Natação. Sim, a nossa dica é que, em tempo de chuva, te atires de cabeça para a água. Curiosamente, quem pratica natação aprecia-o mais no inverno do que no verão. Nesta estação, a água quentinha das piscinas ajuda-te a relaxar e, depois de uma aula (seja de natação, seja de hidroginástica), podes sempre mergulhar-te na piscina ainda mais quente das crianças. Além disso, alguns ginásios e algumas piscinas municipais oferecem já tanques com hidromassagem. Exercício e massagem num só.

Foto: Satiro Sodre- Divulgacao CBDA
Foto: Satiro Sodre- Divulgacao CBDA

Mas tem atenção a isto: mesmo que não gostes muito, o ideal é que tomes banho mal saias da piscina, para limpar o cloro do corpo. E não te esqueças, coloca sempre hidratante depois do banho e aplica um bom amaciador no cabelo, principalmente se tiveres coloração.

E não te preocupes com o choque térmico: só o sentes quando voltas à rua e, nessa altura, já estarás equipada com um exemplar de uma coleção de gorros e cachecóis fofos e macios, a complementar o corado saudável das bochechas. Tanto de manhã como ao fim do dia, este hábito vai fazer toda a diferença na tua vida: física e emocionalmente.



Gorro Deeply Gillian
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Gorro Nike Cable
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Finalmente, se te consideras uma pessoa com vontade de ferro e capaz de praticar exercício regularmente sem sair de casa, começa por investir numa passadeira ou numa elíptica. São dois aparelhos que te põe todo o corpo a mexer. Não precisas de construir um ginásio na tua sala: uma bola de ginástica e alguns pesos são tudo o que precisas para começar. Tudo o resto, podes encontrar em casa e, online, vários tutoriais fidedignos com métodos e exercícios. Mas pesquisa antes de experimentares até encontrares exercícios com que te sintas segura.

Não te esqueças que passear o cão todos os dias, escolher as escadas (não rolantes) em vez do elevador e utilizar transportes públicos são pequenos hábitos que obrigam o teu corpo a mexer com pouco esforço. Depois de dias já nem te apercebes que estás a fazer exercício.

Vá, não fiques à espera da próxima primavera para voltar a nadar.

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