Como lidar com o silêncio do teu parceiro

Artigo colocado em Amor, Bem-estar | 0

relação silencio entre o casal

 

1. Não deixes que te afete

As razões que o teu parceiro te dá para optar pelo silêncio podem variar. Por vezes, é uma forma de evitar a zanga ou uma discussão…Mas é uma coisa fora do teu alcance, por isso não deixes que isto te afete. Foca-te noutra coisa, ouve música ou faz exercício.

2. Evita o mesmo comportamento

Independentemente da forma como optas por lidar com o silêncio, deves fazer com que saia da tua relação. O primeiro passo é não usares o silêncio tu própria. Se precisares de tempo para acalmar, diz ao teu parceiro, sem gritar nem discutir, que precisas de algum tempo com os teus pensamentos. Caso optes pelo mesmo comportamento, haverá uma perdedora: a tua relação.

3. Mantém a tua positividade

Este tipo de comportamento, muitas vezes, é muito egoísta e imaturo e saber isso pode ajudar-te a lidar com isso. Tal como deixas uma criança acalmar,deixa que o teu parceiro tenha este capricho enquanto tu continuas animada. Fazeres o contrário, é deixares que ele ganhe.

4. Não tentes obrigá-lo a falar



O pior que podes fazer é tentar acabar com o silêncio, só porque estás frustrada. Não tentes obrigar o teu parceiro a falar. Não faças perguntas, faz afirmações porque se ele não concordar, ele diz-te logo alguma coisa.

5. Sê positiva quando ele voltar a falar contigo

Ser positiva é essencial para quando a comunicação voltar à vossa relação, tudo corra bem. Não sejas sarcástica nem condescendente porque vai dar azo a uma nova discussão.

6. Discute o problema na hora certa

Quando sentires, após uns dias, que o conflito passou, podes então dizer ao teu parceiro como te magoou com o silêncio. Discutam em alternativas para resolver os conflitos que forem aparecendo.

7. Descobre porque está a acontecer

Ele provavelmente optou pelo silêncio para te castigar por alguma coisa, mas pode não ser o único motivador. Fala com ele e descobre a verdadeira razão por detrás desse comportamento.

8. Sê honesta sobre como te sentes

Tem uma conversa honesta com o teu parceiro pois entender o quanto te magoa, pode fazer com que nunca mais se repita.

9. Não deixes que se torna numa forma de manipulação 

Se ele voltar sempre ao mesmo, tendo prometido que não o faria, torna-se óbvio que o está a utilizar para te manipular ou conseguir o que quer de ti.  Não deixes que se safe.

10. Se continuar, trata-se de abuso emocional

Se notares que o usa constantemente para te manipular, tens de aceitar que se trata de abuso emocional e deves, para a tua felicidade, reavaliar toda a tua relação.

Deixa uma resposta